sábado, 11 de outubro de 2008

Coleção Folha 50 anos de Bossa Nova

Primeiramente, gostaria de me desculpar por ter deixado o blog durante tanto tempo sem postagens. Aconteceu um problema com o Blogger, eles identificaram o meu blog como spam, ou algo do gênero, e o deixaram bloqueado para postagens. Somente hoje eu consegui acessar para dar uma atualizada!
Mas enfim,vamos ao assunto. Hoje eu vou dar uma dica, fazer propaganda de um produto que vale a pena. Recentemente eu fui presenteada por meus pais com a coleção da Folha de São Paulo em homenagem à Bossa Nova. São vinte livrinhos com cd que contam as trajetórias musicais dos principais artistas dessa época que, entrelaçadas, deram origem a esse movimento maravilhoso. Dentre os vinte escolhidos há os mais conhecidos, como Tom Jobim, Nara Leão, Vinícius de Moraes,João Donato, etc. Mas a coleção não se prende a esses nomes mais famosos, traz também aqueles que tiveram importância fundamental para a formação da Bossa Nova, mas que não tiveram tanto reconhecimento, como Lúcio Alves, Carlos Lyra, dentre outros. O único ilustre que ficou fora dessa seleção foi João Gilberto, pois não concordou com o modelo proposto pela Folha. Esse lamentável fato foi comentado por Ruy Castro, autor dos textos que compõem os livros, no site No Minuto: "João Gilberto tem todo o direito de se esconder em casa, de não sair à rua nem para comprar um retrós. Mas a sua obra, de certa maneira, já não lhe pertence integralmente. Ela faz parte do patrimônio da humanidade. João não deveria cercear a sua divulgação".
Fora a falta que a obra de João Gilberto fez à coleção, todo o resto está impecável. A leitura das histórias flui e as músicas que compõem os cds foram muito bem selecionadas. Realmente é uma aquisição que vale a pena. Para aqueles que gostam desse movimento musical, é um prazer ler sobre como foram compostas determinadas canções, como envolvimentos românticos mudaram os rumos da Bossa Nova, dentre tantas outras coisas. Para aqueles que não conhecem o movimento, é uma oportunidade maravilhosa de ter um maior contato com música brasileira de qualidade e, quem sabe, virar fã de carteirinha desses artistas fantásticos.
A cada domingo, um novo título é lançado nas bancas de revistas. O artista dessa semana é Roberto Menescal, o décimo primeiro homenageado pela Folha. O preço dos livros varia por estado, vai de R$12,90 a R$ 16,90. Também, para quem quiser adquirir a coleção inteira, é só ir no site oficial e se informar das opções.
Bom, por hoje é isso. Espero que a dica seja útil!


3 comentários:

Tais Bichara disse...

Conheço gente que não fala em outra coisa desde que ganhou essa coleção..

Anônimo disse...

Em uma das propagandas sobre a coleção, a música tema é algo do tipo "se ela fosse garota seria a de ipanema... ela é canção é poema, ela é toda prosa, é a bossa nova, é a bossa nova..." algo assim, que música é essa?

Anônimo disse...

Olá!! Sou da Bahia e como vc,lamento a ausência da obra do João Gilberto nesta coleção.
Fiquei encantada com a proposta da Folha de São Paulo e solicitei a coleção completa pela central de atendimento.
òtima sugestão p/ os domingos!!
Sou bossanovista, sou Karla Menezes! ;)

kakaumt@yahoo.com.br