quinta-feira, 6 de novembro de 2008

‘Chico Buarque é um chato’

Vi hoje no G1:

“Eu acho o Chico Buarque um horror, um equívoco, um chato, um parnasiano. O Olavo Bilac é muito mais moderno que ele. Ele faz uma música anêmica, sem energia, sem vivacidade, parece que precisa tomar soro. A Bossa Nova é a mesma coisa, uma música easy listening, que toca em loja de departamento quando a gente vai comprar uma meia.”
Esta é apenas uma pequena amostra do que foi a participação de Lobão na mesa de abertura do Fórum das Letras de Ouro Preto (Flop). Acelerados, ele e Nelson Motta mal pararam para respirar: foram duas horas de uma conversa intensa, à qual não faltaram declarações polêmicas, mesmo da parte do geralmente conciliador Nelsinho, que em relação à Bossa Nova acrescentou: “Tirando Tom, Vinicius e João Gilberto, tudo que veio depois na Bossa Nova foi diluição. A gente sabe que Roberto Menescal, Carlos Lyra etc são músicos de segundo time.”
Lobão contou então que, quando João Gilberto gravou sua música “Me chama”, pediram uma declaração sua: “Todo mundo daria a ***** para ter uma música gravada pelo João Gilberto, mas eu respondi: ‘Quero que ele se ****, acho ele um chato de galocha’. Depois eu soube que ele ficou ofendidíssimo, mas odeio essa sacralização da Bossa Nova, acho isso uma *****, uma coisa jeca, sem tesão.”

Lobão e Nelson Motta que me desculpem, eu realmente aprecio o trabalho dos dois, mas tenho algumas considerações a fazer: 1) Chico Buarque é um gênio. Ele tem composições fantásticas e compreende a alma feminina como ninguém; 2) Menescal e Lyra só não tiveram destaque, mas isso não os desmerece como artistas; 3) Bossa Nova é música de loja de departamento? Me diz qual é que eu vou passar a fazer compras lá. Nas lojas desse tipo que eu conheço só tocam músicas americanas, realmente muuuito construtivas. Se todas as lojas de departamento tocassem Bossa Nova, acredito que o povo brasileiro teria um acréscimo de cultura considerável. E tenho dito.

3 comentários:

Eudes Benicio disse...

"toca em loja de departamento quando a gente vai comprar uma meia."

Q CARA MALUUUCO!!

tudo bem q eu já ouvi sim bossa nova nessas lojas, massss... não dá p concordar com o q ele disse.

uahuhuahauahuhauhaahua, cara doido!!!

xêro menininha sem vesícula!!

Joseane disse...

tô boba!!!
como assim? "chiquinho" chato??
que cara maluco!! (parte II)

pelo menos ele fala o que pensa!!

Tais Bichara disse...

HAHAHAHAHAHA
só eu achei engraçado?

desculpa aê você e a galera da bossa nova, mas eu também não gosto. e toca nessas lojas siiim! nem venha... ;P

agora dizer que chico é ruim, é demais. chico sabe das coisas. ou pelo menos, de muitas das coisas.

mas lobão também sabe. HAHAHA